Gestão na Educação

O que você precisa saber antes do início das aulas


O que você precisa saber antes do início das aulas

O momento do início das aulas é muito importante, especialmente se você vai receber novos alunos. Já ouviu aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Além disso, tanto os alunos quanto os pais que já fazem parte da sua instituição estão com as energias renovadas e esperando por melhoras para esse novo ano.

Por tudo isso, esse período exige um planejamento prévio e muita dedicação por parte de toda a equipe. Como os alunos e os professores devem ser recebidos? Quais são as melhores estratégias a serem usadas nesse início?

Para responder a essas e outras perguntas, listamos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a tornar tudo muito mais fácil nessa época tão importante para as escolas. Confira!

Promova um evento

É sempre bom receber todos com energias positivas e nada melhor do que fazer um tipo de evento. Não precisa ter comida ou bebida, já que isso é um custo para a escola, mas vocês podem se programar para que a hora do lanche aconteça logo em seguida. 

Uma dica de evento é criar palestras e apresentações da equipe para todos. Informar qual setor deve ser procurado para cada tipo de assunto. Falar sobre o calendário, quando haverá recessos e assim por diante. É interessante também afixar cartazes nas paredes, pelo menos nas primeiras semanas, para indicar aos novatos onde ficam as aulas, a diretoria e outros locais importantes.

Tenha um calendário pronto

E falando nele, é muito importante que o seu calendário de início das aulas já esteja pronto no primeiro dia. Essa é uma programação importante já que afeta não só os funcionários da instituição, mas também os professores, alunos, família e comunidade.

Por exemplo, os pais podem aproveitar os recessos ou feriados prolongados para fazer alguma viagem com os filhos e, nesses casos, é preciso se programar com antecedência.

Escolha alguns veteranos para ajudar

Algo muito importante que a sua escola pode fazer é escolher alguns veteranos para mostrar a escola aos novatos e dar algumas dicas de como tudo funciona. Essa é uma prática importante já feita em escolas no exterior. Além de ajudar os novos alunos a entender melhor como a instituição funciona e a quem podem recorrer quando precisarem resolver algum problema, é também uma maneira de estimular a socialização.

Veja também quais são as diferenças entre as Competências Gerais da BNCC e as Socioemocionais!

Abra um espaço para dúvidas

Pelo menos, nas primeiras semanas de aula, é interessante ter um profissional da instituição de ensino disponível para orientar e tirar as principais dúvidas. Até mesmo para aqueles que já estudam na escola há algum tempo isso é importante, já que o gestor pode ter mudado as salas onde os serviços funcionam, os funcionários podem não ser os mesmos, a forma de resolver um determinado problema pode ter mudado e agora tudo ser feito por meio de um aplicativo ou site. 

Confira também o nosso post sobre o Uso da tecnologia para a gestão escolar!

Estimule as apresentações

Aproveite o momento do evento e também o início das aulas em sala para que todos se apresentem. Não estamos falando apenas de um nome, mas de contar um pouco da própria história. Por exemplo, onde estudava, o que gosta de fazer, se tem uma matéria preferida, se já tem em mente uma profissão para o futuro. 

Vocês já podem criar essas perguntas para que sejam feitas. Lembrando que também tem a apresentação no momento dos eventos que deve ser feita pelos colaboradores da escola para os alunos.

Abra o espaço para os pais

Esteja preparado para receber também os pais e a comunidade, afinal de contas, uma escola não funciona de maneira isolada. É muito importante ambientar a família e fazer com que ela se envolva com as atividades escolares com o filho. Oriente os pais e mostre que eles também têm um papel essencial na educação dos filhos.

Tenha mais atenção com os mais novos

As crianças, especialmente as que vieram de outras escolas e ainda não fizeram amigos, precisam de um olhar mais atento. Muitas podem chorar e nesse momento muitos colegas podem fazer piadas maldosas. Os professores assim como os auxiliares de sala devem ficar atentos a esse tipo de comportamento e acolher aqueles que não estão se sentindo confortáveis com a mudança.

Esse acolhimento no início das aulas é de extrema importância para o sucesso do ano letivo. Portanto, planeje com cuidado, ouça os funcionários da escola e veja quais ideias eles podem oferecer. Certamente, boas ideias vão surgir.

 

Fonte: Portal Planneta Educação

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/316/o-que-voce-precisa-saber-antes-do-inicio-das-aulas