O uso da tecnologia para a Gestão Escolar

O uso da tecnologia para a gestão escolar pode deixar a rotina diária mais simples e até gerar economia. Veja como ela pode ser útil!


O uso da tecnologia para a Gestão Escolar

A maneira como as pessoas se informam, enviam documentos e interagem foi alterada devido às mudanças tecnológicas. O mesmo aconteceu em empresas, que investiram em automatização de processos e melhoraram a sua eficiência produtiva. Já para as escolas, a tecnologia para a gestão escolar é uma das alterações que vem trazendo bons resultados. 

Se antes era preciso esperar os professores preencherem e entregarem as famosas papeletas, hoje é mais simples acompanhar até as notas dos estudantes. Afinal, com um bom sistema de tecnologia para a gestão escolar de gestão, é possível compilar desde informações de quantos alunos há por sala de aula até identificar o desempenho dos estudantes em determinada disciplina. Tudo ao alcance das mãos, deixando os desafios do gestor mais simples. 

Descubra mais sobre os benefícios que são trazidos pelo uso da tecnologia para a gestão escolar e como ele pode ser útil em seu município. 

Vantagens trazidas pela tecnologia para a gestão escolar

A tecnologia veio proporcionar a inovação do conhecimento, novas formas de aprendizagem e socialização também no ambiente escolar. Assim, os instrumentos trazidos por ela quebram fronteiras e ampliam o intercâmbio educacional.

Sem contar que dão autonomia aos estudantes, no campo das descobertas, e estimulam a aquisição do conhecimento. Dessa forma, naturalmente, essa transformação exige que a gestão escolar se adéque e encontre novas formas de informar, interagir e receber dados. Por isso, é preciso estar preparado e saber usar a tecnologia para a gestão escolar para facilitar os processos, a interação e até as tomadas de decisões. 

Descubra como a tecnologia para a gestão escolar pode impactar o dia a dia do gestor e do ambiente como um todo. 

Processo padronizados graças à tecnologia para a gestão escolar

Ao padronizar a forma como as informações chegam até a gestão, fica mais fácil de acompanhar cada dado. Com um bom programa é possível ter acesso a dados como, por exemplo:

  • notas dos discentes;
  • avaliações de desempenho;
  • boletins de alunos;
  • informações sobre comportamento;
  • informações familiares;
  • quantidade de falta;
  • evasão escolar (veja mais sobre esse problema em nosso post). 

Essas informações são importantes para os diretores, professores e coordenadores. Por meio delas, é possível identificar se um aluno precisa de uma atenção especial, por exemplo, ou se uma turma está com dificuldade em uma disciplina específica. 

Com os dados chegando rapidamente até o diretor, a tomada de decisão é mais rápida e assertiva. 

Gerar indicadores de gestão escolar

A opinião dos discentes é importante para identificar falhas e dificuldades, que eles possam ter. O mesmo vale para o trabalho do professor, que pode estar sendo dificultado por uma questão pontual, que pode ser facilmente resolvida. 

Para saber essas e outras informações, a melhor forma é ouvir o que o grupo tem a dizer. É preciso dar voz aos alunos, professores e funcionários. Por meio da tecnologia para a gestão escolar é possível fazer isso sem grande dificuldade.

Basta elaborar um questionário completo e solicitar que todo o grupo responda online. Depois disso, o gestor terá todos os dados compilados e prontos para serem analisados. O trabalho do diretor será apenas lembrar a todos da necessidade de fazer a avaliação. 

Acompanhar os alunos de forma mais dinâmica

Um diretor atencioso, que sabe detalhes do que acontece no ambiente escolar, é mais admirado por pais e alunos. Dessa forma, o relacionamento com eles acaba se tornando mais amistoso, o que facilita até na resolução de problemas.

Ao ter acesso à tecnologia para a gestão escolar, o diretor contará com dados específicos de cada estudante, que podem ser consultados a qualquer momento, até mesmo pelo celular. Assim, o diretor estará sempre pronto e munido de informações para resolver conflitos que possam existir. Aproveite para descobrir como as tecnologias educacionais podem conectar escolas e famílias em nosso outro post!

Gerar economia de materiais e recursos

Qual o gasto de papel de uma escola em um mês? Se tudo for feito manualmente, não é pouco! Afinal, são notas, comunicados, anotações de problemas com estudantes, entre outros itens que fazem parte, diariamente, de qualquer instituição de ensino. 

Contudo, ao levar a parte burocrática da escola para o mundo virtual, há uma economia significativa de material. Papel, impressora, tinta, entre outros itens serão menos usados, já que tudo o que antes era impresso, agora fica na nuvem. 

Viu quanta facilidade é possível ter com uma boa plataforma de gestão? A tecnologia veio trazendo tantas mudanças, que já está presente até na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entenda como!

 

Fonte: Portal Planneta Educação

https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/a/313/o-uso-da-tecnologia-para-a-gestao-escolar