Conselho Municipal de Educação: confira os assuntos em destaque na reunião

Trabalhos foram conduzidos pela Secretária de Educação Dirce Takano e Claudio Stabile Gonçalves


Conselho Municipal de Educação: confira os assuntos em destaque na reunião

Por: Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra

No dia 20/08/2021, reuniram-se no auditório da SEDUC os membros do Conselho Municipal de Educação, com a presença da secretária Dirce Takano e Claudio Stabile Gonçalves na condução dos trabalhos deliberando os assuntos da pauta proposta.

Em tempo, foi explanada as atribuições do CME, bem como a eleição do presidente e vice-presidente para o mandato 2021 – 2023. Nesse sentido, foi solicitada e dada a oportunidade dos candidatos se manifestarem, tendo demonstrado interesse Mônica Santos Souza (supervisora) e Verônica Gonzaga Santos Maia (representante das escolas particulares). Ambas defenderam suas propostas, realizando-se a seguir a votação aberta. Como resultado, o novo mandato será presidido por Mônica Souza presidente e com Verônica na vice-presidência.

Dando prosseguimento ao tema, foi feita indicação de Keila Cristina Costa Ribeiro e Paulo Rogério Spinelli (supervisores), para participarem do CACS-FUNDEB, como membros deste Conselho, em substituição aos antigos representantes do CME.

Abordou-se sobre o Plano de Retomada das aulas presencias com segurança para a Rede Municipal de Ensino, prevista para 27/09/2021, período este que os profissionais da Educação já estarão vacinados com a segunda dose contra o COVID-19 e cumprido o tempo de imunização necessário.

“A Secretaria de Educação do município foi cautelosa no sentido de manter o ensino remoto, adiando o retorno presencial, priorizando a vacinação dos profissionais da Educação primando pela vida dos funcionários, alunos e de toda comunidade”. – elogiou o representante da Diretoria de Ensino no CME.

A secretária Dirce Takano destacou a importância das parcerias entre as Redes de Ensino, evidenciando o trabalho em conjunto, desmitificando os estereótipos criados que acabam dificultando as relações tão essenciais para o ensino de qualidade.

Nesta reunião, foi tratada também da Resolução que fixa as normas e dispõe sobre competências e procedimentos para autorização do funcionamento e supervisão das instituições privadas exclusivamente de educação infantil. Após discussão, ficou aprovada como Resolução CME 01/2021, que segue para publicação na Imprensa Oficial do município.

Os trabalhos foram concluídos com êxito e com engajamento de todos os presentes, decidindo-se então que serão necessárias reuniões mensais para acompanhamento das pautas que dizem respeito à Educação Municipal.