Outubro Rosa em Tempos de Pandemia

Live em Taboão da Serra aborda conscientização sobre a saúde da mulher


Live "Outubro Rosa em Tempos de Pandemia" - Youtube/plannetaeducacao

O evento on-line foi realizado nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social, a live contou com a participação do médico ginecologista Dr. Antonio Carlos Pacheco, coordenador de Saúde da Mulher em Taboão; da Dra. Alexandra Cristina Lara, secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Município; do Dr. Ricardo de Moraes, coordenador do programa municipal DST HIV/AIDS e gerente da clínica de DST e Hepatites Virais; e da enfermeira Elisabeth Oliveira, também da clínica de DST.

Com o tema central “Outubro Rosa em Tempos de Pandemia”, os convidados discutiram a importância da conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama, tipo da doença com maior mortalidade entre as mulheres e o mais incidente neste grupo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Outros assuntos sobre saúde também foram apresentados durante o encontro, como a prevenção e formas de transmissão da Sífilis, que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Para o médico ginecologista Dr. Antonio Carlos Pacheco, essa articulação conjunta é fundamental para a abordagem de temas assim, destacando que a união dos campos forma pilares extremamente importantes na sociedade. “É impossível você falar de saúde sem falar de educação, e esse talvez seja o ponto mais forte de prevenir doenças”, afirmou durante o evento.

O tema faz parte da campanha Outubro Rosa, mês mundialmente conhecido pelo combate e prevenção ao câncer de mama. Apesar de algumas atividades presenciais e ações terem sido interrompidas por conta da pandemia, eles reiteram que exames e tratamentos não foram suspensos, bem como a rede de apoio e acolhimento para identificação de suspeitas e diagnósticos da doença.

Atualmente, o tratamento varia de acordo com o tipo do tumor e, quanto mais cedo for identificado, mais chances de sucesso o paciente terá no tratamento. O câncer de mama é um tipo mais comum entre as mulheres, mas também acomete uma pequena parcela dos homens e, por esse motivo, é importante que todos estejam atentos a qualquer nódulo, secreção ou anormalidade na região mamária.

O evento completo está disponível no Youtube Planneta Educação. Para assistir na integra, é só clicar em Outubro Rosa em Tempos de Pandemia – Live.